Dor na coluna

A dor na coluna é a segunda causa mais comum de procura ao atendimento médico, ficando atrás apenas das infecções de vias aéreas. Cerca de 80% da população adulta terá ao menos uma crise de dor na coluna durante a vida; o que torna esse sintoma, uma das principais causas de incapacidade para o trabalho e absenteísmo, gerando grande custo econômico e social.

Anatomicamente, a coluna vertebral é dividida em quatro partes: cervical, torácica, lombar e sacro-coccígea. A dor na região lombar (lombalgia) é a mais comum, seguida da cervical (cervicalgia) e torácica (dorsalgia); dores na região sacro-coccígea, podem ocorrer, mas são menos comuns.

A estrutura responsável pela dor na coluna pode estar na região “interna”, composta pelo disco intervertebral, articulações facetarias, corpo da vértebra, arco posterior e componentes neurais; ou na região mais “externa”, composta pelos músculos, ligamentos e tendões. Além disso, doenças de outros órgãos vicerais, também podem causar dor referida para a coluna, com características particulares.

A grande maioria das dores na coluna, está relacionada a parte “externa”, e se deve a sobrecargas do dia-dia, má postura e ergonomia, falta de fortalecimento musculare tensão (estresse). A dor é considerada aguda quando tem duração inferior a 6 semanas, subaguda de 6 a 12 semanas e crônica, quando superior a 12 semanas.

Alguns sinais de alarme (“red flags”), podem indicar que a dor na coluna seja sintoma de alguma doença mais grave.

• Infecção– Febre, pacientes imunodeprimidos, presença de infecção ativa em outro local, antecedente de tuberculose, usuários de drogas.
  • Tumor– História de perda de peso rápida recente, dor crônica, dor em repouso, ausência melhora com medicação, história de tumor, tabagismo, idade avançada.
  • Fraturas– Traumas de alta energia, osteoporose ou osteopenia, idosos.
  • Compressão neural– Dor irradiada para os membros, perda de força, alteração da sensibilidade, disfunção urinária/fecal.

Na presença desses sinais deve haver melhor investigação, com exames de imagem: Rx, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética.

A grande maioria das dores na coluna, melhoram num período de 5 a 7 dias e respondem bem ao uso de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxante muscular. Repouso por curto período (1 a 2 dias) e calor local (20 min 3 vezes ao dia), também ajudam na recuperação.

A fisioterapia e acupuntura demonstram bons resultados para casos que não respondem somente a medicação.

O fortalecimento da musculatura do CORE (abdome, coluna, diafragma e assoalho pélvico), por meio de exercícios funcionais ou pilates, ajudam a prevenir a dor na coluna e a degeneração precoce de suas estruturas.

2019-04-23T10:44:13+00:00