O que é Cifose de Scheuermann?

A cifose de Scheuermann é uma doença incomum que costuma atingir pacientes jovens, com maior incidência no sexo masculino, causando aumento da angulação da cifose torácica.

Seu nome complicado, é uma homenagem ao médico que a descreveu pela primeira vez.

Vista no perfil, a coluna tem curvaturas normais que permitem que o corpo absorva impactos e suporte as cargas do dia a dia, no entanto, a exacerbação de uma dessas curvas (hipercifose ou hiperlordose) pode causar dor, desalinhamento da coluna e degeneração precoce.

Principais sintomas

Os sintomas dessa doença geralmente aparecem entre 10 e 15 anos de idade. A primeira visita ao médico muitas vezes acontece não por conta da dor, mas por questões estéticas. A aparência com “giba” torácica acaba incomodando o paciente. Veja agora os sintomas mais comuns desta condição:

• Rigidez muscular com flexibilidade limitada;
  • Aspecto arredondado da coluna (giba torácica);
  • Dor após a realização de atividades que envolvam a mobilização da coluna;
  • Contraturas musculares;
  • Dificuldade em praticar atividade física;

Danos mais sérios não são comuns. No entanto, se a cifose de Scheuermann pode progredir em alguns casos, atingindo alto valor angular, fazendo com que a medula espinhal ou os órgãos internos sejam prejudicados.

O diagnóstico é realizado pelo exame clínico e radiológico, tendo como principal diferencial o dorso curvo postural; a grande diferença é que a cifose de Scheuermann é rígida e estruturada, enquanto o dorso curvo postural é flexível.

Achados característicos dos exames de imagem são:

• Acunhamento de corpos vertebrais adjacentes na coluna torácica
  • Esclerose dos platôs vertebrais
  • Nódulos de schmorl (hérniação do disco em direção ao corpo vertebral)

Quais os tratamentos não cirúrgicos para a cifose de Scheuermann?

Isso vai depender do estágio em que o paciente se encontra. Diversos fatores poderão influenciar a escolha do tratamento e alguns pontos precisam ser avaliados antes disso. São eles:

• Severidade da curvatura;
  • Potencial de crescimento;
  • Nível de flexibilidade.

Para casos em que a cifose torácica é inferior a 60 graus, o paciente pode ser acompanhado com radiografias periódica. O RPG, fisioterapia e natação, são boas opções de tratamento nesses casos.

Para curvas acima de  60 graus na qual o paciente ainda tem potencial de crescimento, pode ser utilizado um colete (brace), como tentativa para evitar a progressão da curva, além do RPG, fisioterapia e natação.

Quando a cirurgia é indicada?

A cirurgia para a cifose de Scheuermann raramente é necessária. No entanto, é realizada quando a questão estética incomoda muito o paciente, ou a curva atinge valor angular superior a 80 graus, podendo causar restrição da caixa torácica, dorsalgia crônica ou compressão de estruturas neurais.

O tratamento cirúrgico visa diminuir o valor angular da curva com a realização de osteotomias, fixação da coluna torácica numa posição menos arqueada, e realização da artrodese, ou seja, fusão das vértebras abordadas em um único osso contínuo que não progredirá para uma curvatura excessiva.

Correção após tratamento cirúrgico da Cifose de Scheuermann

2020-01-31T15:06:24+00:00