Cervicalgia e distúrbio de ATM

Pacientes com distúrbio da articulação temporomandibular (ATM) podem apresentar dor de cabeça, dor na face (ao redor dos olhos, boca e ouvido) e cervicalgia, além de desconforto para mastigar e engolir.
Um dos mais comuns distúrbios da ATM é o bruxismo, que consiste em tensionar a musculatura ao redor da mandíbula, apertando e cerrando os dentes superiores contra os inferiores. Isso pode acontecer durante o dia ou a noite (quando é mais difícil de controlar).
Apesar de não haver causa específica para explicar o bruxismo, sabe-se que o estresse e ansiedade podem ser um gatilho. Além disso, o alinhamento assimétrico dos dentes e distúrbios do sono, também podem estar associados.
O bruxismo acomete igualmente homens e mulheres, atingindo cerca de 10% da população adulta.
Além de danificar os dentes, prejudicando a saúde bucal, o bruxismo causa sobrecarga e fadiga da musculatura temporo-mandibular, provocando dor e desequilíbrio muscular em toda região, formação de pontos-gatilho, podendo ser importante causa de cervicalgia crônica.
O tratamento do bruxismo inclui o uso de placas, principalmente durante a noite para proteger os dentes, medicação durante as crises (os relaxantes musculares são bastante utilizados), uso de técnicas de relaxamento para diminuir o estresse, o calor local ajuda a relaxar a musculatura, ao passo que compressas frias, diminuem a inflamação.
Durante as crises, deve-se evitar comer alimentos duros, para diminuir a sobrecarga na articulação e musculatura.
A fisioterapia deve ser realizada por algum especialista na área e inclui exercícios de alinhamento da mandíbula, exercícios posturais, alongamento, terapia manual e liberação miofascial, sendo fundamental no tratamento do bruxismo e outros distúrbios da ATM.
Em alguns casos, a aplicação da toxina botulínica na musculatura hiperativa (Masseter e Temporal), apresenta bons resultados.

2019-07-29T16:44:59+00:00

Leave A Comment