Degeneração do disco intervertebral: Qual a diferença entre protrusão e hérnia de disco?

O disco intervertebral funciona como “amortecedor” aos impactos e carga sustentada pela coluna. A degeneração ou desgaste do disco intervertebral, é um processo natural que se inicia por volta dos 30 anos de idade. A partir dessa época, um exame de ressonância magnética já pode detectar algum abaulamento, degeneração discal ou protrusão, mais comumente nos níveis lombares baixos (L4L5 e L5S1), que tem maior movimento e sustentam mais carga.

Numa protrusão, o disco está abaulado, mas seu conteúdo (núcleo pulposo), está contido pelo anel fibroso, já numa hérnia extrusa, ocorre lesão do anel fibroso e extravasamento do material discal para o interior do canal vertebral, havendo maior chance de compressão de estruturas neurais. Portanto, as hérnias extrusas costumam causar mais sintomas que as protrusões, que muitas vezes podem ser meros achados de exame e não a verdadeira causa da dor.

O nervo ciático é formado por raízes nervosas que saem da coluna na região lombossacra, quando uma dessas raízes é comprimida por uma hérnia de disco, apesar do problema estar na coluna, a dor é irradiada para o glúteo e membro inferior, podendo estar acompanhada de alteração da sensibilidade (amortecimento, formigamento, anestesia…) e diminuição da força em determinado grupo muscular.

Geralmente existe bastante espaço para o tratamento não cirúrgico das hérnias de disco lombares, que consiste no uso de medicação específica, fisioterapia e acupuntura para controle da dor e posteriormente, fortalecimento da musculatura do tronco.

Na fase aguda, é recomendado evitar as posições que causam maior desconforto e carregar peso. Quando o indivíduo não evolui bem com o tratamento clínico e a dor segue incapacitante, indica-se o tratamento cirúrgico.

Nos casos de pequenas hérnias que não respondem a medicação e fisioterapia, ainda se pode tentar um bloqueio da raiz acometida. Para casos bem selecionados, esse procedimento tem alta taxa de sucesso. Com a melhora da dor, o paciente evolui melhor na fisioterapia, podendo evitar a cirurgia aberta.

Para hérnias que causam maior compressão e não responderam ao tratamento clínico, a melhor alternativa é a microdiscectomia, que consiste na descompressão da raiz acometida por meio da retirada do fragmento de disco degenerado que estava causando efeito compressivo.

A recuperação da microdiscectomia costuma ser tranquila, o paciente não precisa ficar acamado, mas deve evitar esforço físico, principalmente nos primeiros 10-14 dias, até retirar os pontos e iniciar fisioterapia, nessa época, também pode voltar a dirigir.

A evolução da técnica cirúrgica para tratamento da hérnia de disco, tornou esse procedimento mais simples e menos invasivo, com excelentes resultados.

2019-04-26T18:14:01+00:00