Dor lombar durante a gestação

A dor lombar é um sintoma comum na gravidez e pode estar presente em 50 a 80% das gestantes. Estudos correlacionaram lombalgia e dor pélvica durante a gestação, aos níveis aumentados de Relaxina, hormônio produzido principalmente pelo corpo lúteo durante a gestação. No entanto, alterações biomecânicas, ganho de peso e mudança do centro de gravidade também são possíveis causas.

Estudos mostram que a dor lombar na gravidez geralmente ocorre entre o 5º e o 7º mês. No entanto, em alguns casos, a dor pode começar em 8 a 12 semanas de gestação. Mulheres com queixas lombares preexistentes apresentam maior risco para crises de lombalgia, que podem ocorrer mais cedo.

Existem 2 tipos principais de dor lombar durante a gestação, uma acomete a região acima da cintura e está relacionada a sobrecarga muscular, ao ficar muito tempo na mesma posição; já a dor localizada na região posterior da pelve, abaixo da cintura, chega a ser 4 vezes mais prevalente durante a gestação, acometendo a região das articulações sacroilícas e do cóccix.

O tratamento da dor na coluna durante a gravidez geralmente inclui, medicação adequada, realização de exercícios de fortalecimento e orientações posturais, para diminuir a fadiga e desequilíbrio da musculatura.

Muitas vezes, poucas sessões de fisioterapia com um profissional com experiência no tratamento pré / pós-parto podem ser muito úteis para minimizar ou aliviar a dor lombar na gestação.

Diversas modalidades de fisioterapia podem ser eficazes, como hidroterapia, alongamento, educação postural global e exercício de fortalecimento do “CORE”; além disso acupuntura e massagem também podem trazer benefícios, assim como exercícios aeróbicos de baixa intensidade. O fisioterapeuta deve evitar uma grande amplitude de movimento porque o nível de Relaxina é alto e as articulações podem estar mais flexíveis que o normal. Ultrassom contínuo ou pulsado e estimulação elétrica (TENS) não devem ser aplicados na região lombar ou no abdome.

Em relação as medicações, analgésicos simples como Dipirona e Paracetamol e relaxante muscular como a Ciclobenzaprina, são seguros durante toda a gestação. Anti-inflamatórios não hormonais devem ser evitados, principalmente no terceiro trimestre, por provocarem fechamento precoce do ducto arterioso (vaso que leva oxigênio e nutrientes ao feto), nessa época, é dada preferência aos anti-inflamatórios hormonais (corticoides).

As cintas pélvicas podem ser utilizadas para conforto, não muito apertadas, e por curto período, para não causar atrofia e inibição da musculatura da coluna.

Se você está gestante ou planeja engravidar, cuide bem da coluna, mantenha-se no peso adequado, vigie sua postura e ergonomia e seja ativa, praticando exercícios de fortalecimento. Esse será só o começo já que bebês recém-nascidos, até mais ou menos 4 anos de idade irão sobrecarregar bastante a coluna dos pais.

2019-07-01T11:15:09+00:00